- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Exmo.Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros,
Doutor João Gomes Cravinho,
Em setembro de 2022, o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, assinou os decretos de anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia.
Depois deste acto ilegal de ponto visto dos acordos internacionais, Vª Exª afirmou que “Portugal não reconhece nem reconhecerá anexações de território ocupado ilegalmente pela Rússia e é totalmente solidário com a Ucrânia" e acrescentou que se tratava de uma "violação grosseira dos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas".
Agradecemos esta tomada de posição, assim como a sua visita à Ucrânia e todo o apoio que tem sido prestado ao nosso país.
Mas, através das notícias da comunicação social, ficámos a saber que um deputado da Assembleia Municipal de Coimbra, eleito pela CDU, de nome Manuel Pires, em clara violação das leis da Ucrânia e do direito internacional, visitou o território da Ucrânia, colaborando assim com as manobras de propaganda e as encenações promovidas pela potência invasora.
Como Vª Ex.ª sabe, a UE impôs sanções maciças e sem precedentes contra a Rússia, em resposta à guerra de agressão contra a Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro de 2022, e à anexação ilegal das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Quérson
As sanções individuais visam as pessoas responsáveis pelo apoio, financiamento ou execução de ações que comprometam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou que beneficiem dessas ações.
Vimos então pedir que o governo da República Portuguesa tome posição em relação a este caso e à estranha atitude do referido deputado da Assembleia Municipal de Coimbra, que, seja por instruções da organização partidária de que é agente, seja por irresponsabilidade ou desejo de protagonismo, contribuiu para macular a imagem que Portugal tem deixado tanto junto do povo ucraniano quanto da comunidade internacional.
O Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |