- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Presidente da Federação Portuguesa de Judo
Exmo. Sr. Sérgio Pina,
A agressão russa contra Ucrânia já tirou a vida a milhares de ucranianos e desestabilizou a vida habitual de milhões. Cerca de 300 desportistas ucranianos já nuca participarão nas competições. A vida deles foi tirada por um regime criminoso, que resolveu entender que tem direito de invadir um país soberano, quebrando todos os acordos internacionais.
Nós, ucranianos, estamos gratos a todos os povos, que rapidamente apoiaram nesta catástrofe humana, a Ucrânia. Entre os exemplos de acolhimento estão os portugueses.
Mas esta guerra não terminará só com a derrota do invasor. Uma geração de ucranianos viverá agora com traumas de guerra.
Para diminuir os efeitos desta catástrofe, precisamos ao máximo de integrar os jovens ucranianos na vida normal, internacional e europeia. O desporto é fundamental para conseguir falar de paz e não de guerra.
Neste sentido, pedimos ao Exmo. Sr. Sérgio Pina, que não exclua o jovem ucraniano Nazar Nynyk (https://judomagazine.pt/2023/06/16/atleta-cadete-ucraniano-indevidamente-excluido-do-europeu-pela-fpj/),
que foi aceite com todo o carinho no clube Vitória Futebol Clube, no próximo Campeonato da Europa de cadetes que se realiza em Odivelas entre 22 e 25 de junho.
Ele é o nosso futuro! Ucraniano e português. Um futuro onde a própria pessoa escolhe o seu destino e não sistemas ideológicos ou burocráticos que impõem pela força a sua vontade. Onde o único lugar de comparação de forças serão os campos desportivos.
Com os melhores cumprimentos,
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |