Iluminação dos Paços do Concelho assinalou o Dia da Independência da Ucrânia

Створено: 26 серпня 2022 Дата публікації Перегляди: 2468

80A Câmara do Porto associou-se na noite passada às comemorações do Dia da Independência da Ucrânia, iluminando o edifício dos Paços do Concelho de azul e amarelo, as cores nacionais daquele país.

A iniciativa, que juntou dezenas de pessoas na Praça do General Humberto Delgado, assinalou os 31 anos da declaração da independência da Ucrânia, que aconteceu a 24 de agosto de 1991, e correspondeu a um repto da cônsul da Ucrânia Alina Ponomarenko, considerando que o contexto de guerra perdura.

O gesto simbólico pretendeu relembrar o mundo da luta heroica do povo ucraniano contra a agressão russa, bem como que a Ucrânia precisa de apoio internacional nesta luta e de proteção da sua soberania e independência.

Atualmente fora do país, o presidente da Câmara do Porto deixou uma mensagem, lida em frente aos Paços do Concelho pelo vice-presidente: "A grande vítima da guerra é o povo ucraniano, cujo sofrimento merece a total solidariedade do Município do Porto". "Ontem como hoje, estamos ao lado da Ucrânia contra o invasor russo e vamos continuar a apoiar o seu povo, a quem desejamos força e coragem", leu Filipe Araújo.

Tal como o Porto, os municípios de Matosinhos e Vila Nova de Gaia – que também estiveram na origem da campanha Somos Todos Ucrânia – associaram-se igualmente à iniciativa: Matosinhos iluminou a Anémona e o Teatro Constantino Nery, enquanto Gaia iluminou os Paços do Concelho.

Através da campanha Somos Todos Ucrânia, os três municípios da Frente Atlântica têm vindo a recolher donativos e ajuda humanitária para as pessoas afetadas pelo conflito, bem como ofertas de alojamento e de emprego para refugiados ucranianos que chegam ao país.

A mensagem de Rui Moreira neste particularmente significativo Dia da Independência da Ucrânia sublinhava que "esta é uma guerra que nos diz respeito, por se tratar de uma ofensa inqualificável ao quadro de valores que são caros ao nosso país e à cidade do Porto: a liberdade, a tolerância, a democracia, o direito e o humanismo".

www.porto.pt/

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Статистика
Перегляди статей
14940869
Лічильник

Українська рейтингова система