- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Para darmos seguimento ao pedido de pensão do organismo ucraniado, necessitamos dos seguintes documentos dos beneficiários residentes em Portugal:
- Original do registo da actividade profissional ou outros documentos comprovativos de actividade profissional na Ucrânia;
- Cópia autenticada do diploma ou certificado de habilitações;
- Original da declaração de salários (declaração de rendimentos) relativos a quaisquer 60 meses consecutivos de períodos de seguro anteriores a 1 de Junho de 2000;
- Cópia autenticada da caderneta militar ou a declaração do serviço militar.
Para a atribuição da pensão portuguesa (Invalidez / Velhice):
- INVALIDEZ: requerimento próprio, relatório médico passado pelo médico de família (modelo da Segurança Social), cópia do B.I. ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal (NIF) e declaração bancária com indicação do NIB. O pedido / requerimento deverá ser entregue no Centro Distrital da área de residência do requerente.
- VELHICE: requerimento próprio, cópia do B.I. ou Cartão de Cidadão, Número de Identificação Fiscal (NIF) e declaração bancária com indicação do NIB. O pedido / requerimento deverá ser entregue no Centro Distrital da área de residência do requerente ou, em alternativa, no CNP.
2. Quem tem de traduzir os documentos da Ucrânia e qual tipo de reconhecimento ou legalização que é necessário fazer para estes documentos.
Com efeito, no âmbito da reunião da Comissão Mista Luso-Ucraniana, realizada em Lisboa, de 19 a 21 de setembro de 2012, na qual participou um representante deste CNP, foi manifestada essa vontade por parte das autoridades ucranianas, tendo ficado acordado que essa documentação seria pedida tal como referido na resposta à questão n.º 1:
- Original do registo da actividade profissional ou outros documentos comprovativos de actividade profissional na Ucrânia;
- Cópia autenticada do diploma ou certificado de habilitações,
- Original da declaração de salários (declaração de rendimentos) relativos a quaisquer 60 meses consecutivos de períodos de seguro anteriores a 1 de Junho de 2000;
- Cópia autenticada da caderneta militar ou a declaração do serviço militar.
3. Que tempo máximo de descontos feitos na Ucrânia podem ser aceites para ter direito à reforma em Portugal.ASSOCIAÇÃO DOS UCRANIANOS EM PORTUGAL
Rua Félix Correia , 1 , 2.º Esq,
1500-271 LISBOA
Ця електронна адреса захищена від спам-ботів. Вам необхідно увімкнути JavaScript, щоб побачити її.
NISS 20017360333
NIF 506695107
Centro Nacional de Pensões
Rua de Entrecampos, 57, R/C e cave
1700-157 LISBOA
Exmo. Sr. Director,
Somos uma Associação que tem como objectivo, entre outros, apoiar cidadãos ucranianos que residem em Portugal, na sua integração e conhecimentos dos direitos e deveres.
Em Março de 2012, os anos após a aprovação, finalmente entrou em vigor a Convenção sobre Segurança Social entre a Ucrânia e Portugal. Este documento tem muita importância para imigrantes ucranianos, que na sua maioria chegaram a Portugal com idades entre os 30 e os 40 anos. Começaram a descontar para a sua futura reforma e apoios sociais na Ucrânia e continuam em Portugal, permitindo agora o mecanismo não perder nenhuma das partes dos seus descontos para o sistema da solidariedade social dos dois países.
Mas como alguns ucranianos que começam a atingir a idade prevista pela lei portuguesa de reforma têm dificuldades no preenchimento dos formulários de pedidos para reforma em Portugal, pretendemos apoiá-los. Para isso gostaríamos de pedir algumas explicações adicionais à Convecção.
Lisboa, 7 de Março de 2013
Com os melhores cumprimentos,
(Pavlo Sadokha, Presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal)
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |