- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Há exatamente 70 anos, no dia 5 de maio de 1945, começou a Revolta de Praga (Pražské povstání), que terminou com a dominação nazi sobre o protetorado da Boêmia e Morávia. O seu primeiro capítulo foi a batalha pelo Rádio da Checoslováquia.
A Revolta de Praga foi organizada pela liderança clandestina da cidade, grupo “Bartosz” e apoiada pela 1ª Divisão do Exército Russo de Libertação (ROA/KONR), também conhecida como a 600ª Divisão de Infantaria (russa), comandada pelo major-general (coronel do Exército vermelho) Sergei Bunyachenko. Os combates, que começaram em 5 de maio, prosseguiam até 18h00 do 8 de maio, embora alguns grupos alemães das SS resistiram até 9 de maio.
A Revolta ceifou a vida das 1694 pessoas, entre eles cerca de 1000 alemães, cerca de 300 militares anti-comunistas russos (187 foram sepultados no cemitério Olšanské de Praga). O exército soviético que chegou às arredores da cidade na noite de 9 de maio perdeu 30 efetivos.
Tumba no cemitério de Olsanské dos dois oficiais superiores do ROA
O comandante russo Sergei Bunyachenko (ucraniano de origem que participu na luta contra a 1ª república ucraniana em 1917-1919) se rendeu aos americanos no dia 12 de maio, mas já no dia 15 de maio foi entregue às autoridades soviéticas e em 1 de agosto de 1946 foi enforcado em Moscovo, acusado de traição e colaboração com Alemanha nazi.
A participação dos efetivos britânicos na batalha pelo Rádio da Checoslováquia; a participação dos anti-comunistas russos na libertação de Praga e o facto de uma parte da Checoslováquia ser libertada pelo exército americano, foram prescritos pela historiografia comunista e absolutamente proibidos de se mencionar na Checoslováquia por mais de quatro décadas.
Ver vídeo Bitva o Rozhlas (Batalha pelo Rádio) 11´51´´:
https://www.facebook.com/ceskyrozhlas/videos/10155566723440038
A Revolta de Praga:
http://ucrania-mozambique.blogspot.pt/
{module mod_knopka_comments}
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |