80 depoimentos sobre Holodomor ucraniano

Категорія: Українська громада у світі
Створено: 17 жовтня 2013 Дата публікації Перегляди: 2940
No dia de Memória das Vítimas do Holodomor, 23 de novembro de 2013, serão divulgados 80 depoimentos em vídeo dos sobreviventes do genocídio ucraniano de 1932-1933.

O projeto é o resultado do esforço conjunto do Congresso dos Ucranianos do Canadá (http://www.ucc.ca), Congresso Mundial Ucraniano (www.ukrainianworldcongress.org) e Centro Ucraniano Canadense de Pesquisa e Documentação (http://www.ucrdc.org).

Todos os dias, na página do projeto, http://sharethestory.ca, será colocado um depoimento para que até o dia 23 de novembro sejam vistos exatamente 80 depoimentos.

A realização do projeto foi possível graças à doação em memória de dois meninos ucranianos, Vasyl e Sashko, o irmão deles Mykola sobreviveu o Holodomor e nunca irá esquecer que dois dos seus irmãos morreram de fome na primavera de 1933 na aldeia de Kozatske, na província de Sumy.

Até hoje, a página já tem 24 depoimentos com as legendas e tradução em inglês e russo.

“São histórias de pessoas singulares, que hoje vivem em diversos locais do mundo e que permitem compreender a vida dos muitos que sobreviveram à política do genocídio, que foi realizada para exterminar a nação (ucraniana). Somos gratos às testemunhas do Holodomor que partilharam connosco estas histórias, que lhes são tão dolorosos de relembrar”, explicam os organizadores do projeto.

Para recordar o trágico 80º aniversário do Holodomor ucraniano, a Fundação do Genocídio Ucraniano – EUA (http://www.ukrainiangenocide.com) anunciou uma série de eventos dedicados à memória das vítimas do Holodomor. Nomeadamente, o Comité Congressista Ucraniano da América (http://ucca.org) pediu aos ucraniano-americanos para ajudar na localização das testemunhas do Holodomor que vivem nos EUA.
por: Cristina Bondareva

Fonte:

http://vidia.org/2013/15958

http://ucrania-mozambique.blogspot.pt/


{module mod_knopka_comments}


Статистика
Перегляди статей
7959661
Лічильник

Українська рейтингова система