- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
Exmo. Sr.
Presidente da Assembleia da República Portuguesa,
Eduardo Ferro Rodrigues.
No passado dia 25 de novembro de 2018, a Rússia realizou um ataque contra três navios ucranianos nas águas internacionais do Mar de Azov. Essa atitude de agressão aberta mostra mais uma vez o comportamento de suposta superioridade e violação, por parte da Rússia das leis internacionais. Os navios atacados (que navegavam sem a munição, um deles rebocador desarmado) foram capturados juntamente com os 24 membros das suas tripulações. Os marinheiros ucranianos estão sendo limitados em comunicação com o mundo exterior e alguns deles foram feridos e necessitam da ajuda médica.
No recente encontro do grupo G20 em Buenos Aires na Argentina, os líderes mundiais chamaram atenção ao presidente russo, da necessidade de libertar os navios e os marinheiros. Contudo, o Sr. Putin respondeu com o habitual arrogância, optando pela política da pós-verdade, contrária à avaliação internacional independente. Em diversas cidades mundiais e em vários países, os ucranianos realizaram as manifestações que apelam à comunidade internacional para que reage urgentemente às atitudes abertamente beligerantes do Kremlin e exige a libertação imediata das tripulações ucranianas.
A comunidade ucraniana (maioria são cidadãos portugueses) residente em Portugal encontra-se preocupada com toda esta situação, e vem por este meio apelar à Assembleia da República Portuguesa de se juntar aos líderes internacionais em solidariedade e exigência para com a federação russa em libertar imediatamente os três navios e 24 membros de tripulações ucranianas.
Em nome da comunidade ucraniana,
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |