Iluminação dos Paços do Concelho assinalou o Dia da Independência da Ucrânia

Категорія: Португалія
Створено: 26 серпня 2022 Дата публікації Перегляди: 2078

80A Câmara do Porto associou-se na noite passada às comemorações do Dia da Independência da Ucrânia, iluminando o edifício dos Paços do Concelho de azul e amarelo, as cores nacionais daquele país.

A iniciativa, que juntou dezenas de pessoas na Praça do General Humberto Delgado, assinalou os 31 anos da declaração da independência da Ucrânia, que aconteceu a 24 de agosto de 1991, e correspondeu a um repto da cônsul da Ucrânia Alina Ponomarenko, considerando que o contexto de guerra perdura.

O gesto simbólico pretendeu relembrar o mundo da luta heroica do povo ucraniano contra a agressão russa, bem como que a Ucrânia precisa de apoio internacional nesta luta e de proteção da sua soberania e independência.

Atualmente fora do país, o presidente da Câmara do Porto deixou uma mensagem, lida em frente aos Paços do Concelho pelo vice-presidente: "A grande vítima da guerra é o povo ucraniano, cujo sofrimento merece a total solidariedade do Município do Porto". "Ontem como hoje, estamos ao lado da Ucrânia contra o invasor russo e vamos continuar a apoiar o seu povo, a quem desejamos força e coragem", leu Filipe Araújo.

Tal como o Porto, os municípios de Matosinhos e Vila Nova de Gaia – que também estiveram na origem da campanha Somos Todos Ucrânia – associaram-se igualmente à iniciativa: Matosinhos iluminou a Anémona e o Teatro Constantino Nery, enquanto Gaia iluminou os Paços do Concelho.

Através da campanha Somos Todos Ucrânia, os três municípios da Frente Atlântica têm vindo a recolher donativos e ajuda humanitária para as pessoas afetadas pelo conflito, bem como ofertas de alojamento e de emprego para refugiados ucranianos que chegam ao país.

A mensagem de Rui Moreira neste particularmente significativo Dia da Independência da Ucrânia sublinhava que "esta é uma guerra que nos diz respeito, por se tratar de uma ofensa inqualificável ao quadro de valores que são caros ao nosso país e à cidade do Porto: a liberdade, a tolerância, a democracia, o direito e o humanismo".

www.porto.pt/

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

image

Продовжуємо ставити підписи і поширювати петицію до Португальского уряду щодо передання приміщення московського посольства у Лісабоні для потреб українських переселенців.
Московити повинні платити за вчинені злочини вже тепер!

!!!Petição pública para que o actual edifício da Embaixada da Federação Russa em Lisboa, na Rua Visconde de Santarém, 57, seja transformado num centro de acolhimento para deslocados, vítimas da agressão!!!


O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


Центр допомоги українським біженцям «Всі тут»

45

8888814

Rádio Digital Comercial Ucrâniaradio comercial ucrania sq oficial new2312


 

ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
14177534
Лічильник

Українська рейтингова система