- Закон України № 376-V про Голодомор 1932-33 рр.
- Офіційне визнання міжнародною спільнотою
- Суд над організаторами Голодомору-Геноциду
Статут Культурно-освітнього центру «Дивосвіт» при Спілці українців у Португалії
Увага!
- Українсько-португальська угода про соціальне забезпечення
- До уваги всіх, хто оновлює або отримує водійські посвідчення в Португалії
- У відпустку в Україну власним автотранспортом до 60 днів
- «Шлях Перемоги» - громадсько-політичний тижневик
As cidades de Guimarães e Lviv na Ucrânia separadas por 3400 km de estradas, pelas quais passam diferentes culturas, línguas e histórias mas que já pertenceram aos mesmos impérios, separaram-se e de novo formaram uma união.
Mesmo numa curta visita, consegue-se perceber a beleza da cidade, sentir a música, sentir a alma das ruas e as comidas tradicionais que fazem com que a cidade de Guimarães seja diferente das outras.
Mas para verdadeiramente conhecer a cidade, é preciso conhecer as pessoas que criam o seu único e diferente ambiente. Elas têm este maravilhoso poder de transmitir a alguém “de fora” a confiança e o amor pela cidade e os seus habitantes. Sentimo-nos logo bem-vindos.
Foram estas pessoas que organizaram a visita a Guimarães do representante da Câmara de Lviv Yaroslav Muzychko acompanhado pelo secretário dos assuntos económicos da Embaixada da Ucrânia, representantes da Câmara de comercio Luso Ucraniana e por membros da Associação dos ucranianos em Portugal. A vice -presidente da Câmara de Guimarães - Adelina Paula Mendes Pinto, com muita hospitalidade recebeu a delegação ucraniana na Câmara municipal onde ambos apresentaram as possibilidades económicas e culturais das duas cidades para uma futura colaboração.
Foi a Marta Mota Prego - vereadora da Divisão do Desenvolvimento Económico da CM de Guimarães que organizou todas as visitas ao espaços municipais e empresas de Guimarães.
Entre as quais a Incubadora LabPac com conhecimento das empresas que trabalham no projecto. Também houve uma excelente visita à exposição do José de Guimarães International Arts Centre acompanhado pelo director artístico do centro - Nuno Faria. Muito enriquecedoras, foram as visitas à empresa do calçado Take a Walk, acompanhado pela dona da fabrica e pelo Director da comunicação da Associação Portuguesa das indústrias de Calçado - Paulo Gonçalves e a empresa dos móveis industriais - Jordão Cooling Systems.
E claro, todo o evento empresarial em Guimarães não podia terminar sem a prova de vinhos no Wine Fair 2018, lugar onde os grandes amigos da Ucrânia que iniciaram e organizaram toda esta visita:O director regional da E.Leclerc em Portugal - Fabrice Lachize e a representante da Câmara do Comércio Luso-Ucraniana - Inês de Mena e Mendonça, que além de todo o trabalho de organizar o evento, preparam uma surpresa muito agradável para os ucranianos - comida tradicional ucraniana - “Holubci” (couve enrolada com carne e arroz).
O intercâmbio de comércio e da cultura fazem desenvolver o mundo. Mas o mais importante: criam laços de amizade e relações humanas entre os diferentes povos.
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal
O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doar
Громадське незалежне
Відеоархів Спілки: |