Carta aberta  ao Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal

Категорія: SOS Ukrania pt
Створено: 20 квітня 2024 Дата публікації Перегляди: 2427

imageEx.mo Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal,
Sr. Dr. Paulo Rangel,

Felicitamos Vª Exª pelo seu novo alto cargo no governo português. Ainda como membro do Parlamento Europeu, desde 2014, Vª Exª sempre defendeu consistentemente a posição de condenar a agressão russa contra a Ucrânia, o que vivamente lhe agradecemos.
No dia 29 de março de 2024, na página do Facebook da Embaixada da Rússia em Portugal, apareceu a seguinte mensagem:
“A 24 de março realizou-se, em Albufeira, uma etapa nacional do concurso internacional de recitadores jovens “Clássica Viva”.
No evento organizado no Centro Cristão de Cultura Espiritual “Pokrov” participaram 8 alunos de 3 cidades portugueses. Eles recitaram poemas dos famosos poetas russos.
O conselheiro de cultura da Embaixada, Vladimir Iaroshevskii, entregou aos vencedores da competição presentes e certificados. Além disso, os melhores participantes do concurso apresentar-se-ão na etapa internacional, bem como viajarão ao Centro Infantil “Artek” na Crimeia”.
Todos sabem que a Ucrânia está a conduzir operações militares para libertar dos invasores russos os territórios ucranianos, incluindo a península da Crimeia.
Mesmo no início da invasão russa, em 2014 o presidente russo, Vladimir Putin, disse que não está preocupado com a perspectiva de guerra com a Ucrânia, porque, em caso de hostilidades, o exército russo irá atrás dos cidadãos ucranianos – incluindo as mulheres e as crianças.
Na verdade, esta táctica terrorista e criminosa continua a ser praticada pelos russos.
Ao organizar a viagem de crianças portuguesas à Crimeia, o governo da Rússia quer usá-las como escudos humanos contra exército ucraniano.
Outro crime que a embaixada da Rússia em Portugal planeia abertamente organizar, em colaboração com a Centro Cristão de Cultura Espiritual “Pokrov”, é violar a legislação ucraniana e entrar ilegalmente no território da Ucrânia - Crimeia.
Exmo. Senhor Ministro,
No início da invasão em grande escala, a nossa organização alertou para o perigo que representam, para os ucranianos, as actividades das associações pro-Putin. Infelizmente, vemos que certas organizações, que gozam do apoio da embaixada russa, continuam as suas atividades contra a Ucrânia e os ucranianos no território de Portugal.
A partir de fontes abertas (redes sociais), verificamos que, entre outras, a referida organização continua a realizar atividades de propaganda junto dos migrantes em Albufeira, como já vem fazendo nos últimos dois anos. Em particular, procura justificar o ideólogo do fascismo russo, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill Gundyaev, que repetidamente abençoou os militares russos para irem matar ucranianos.
Em resultado de uma discussão abrangente, em 17 de abril de 2024, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa adotou uma resolução sobre a necessidade de se opor ao regime totalitário de Putin e à sua guerra contra a democracia.
Entre outras coisas, o documento afirma que é preciso:
- reconhecer a Igreja Ortodoxa Russa como um instrumento de influência e propaganda russa, que nada tem a ver com a liberdade de religião e de expressão de opiniões, e tratar o Patriarca Kirill e a hierarquia Ortodoxa Russa como uma continuação da ideologia neo-imperial de “mundo russo".
Acreditamos, portanto, que o governo português tem todas as condições para proteger as crianças do perigo mortal que representa a sua ida ao território ocupado da Crimeia e também para prevenir a prática de novos crimes e provocações por parte da embaixada da Rússia em Portugal e de organizações satélites do “mundo russo”.

Com respeitosos cumprimentos,

Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha

image

O seu apoio é importante, independentemente do valor que está disponível a doarimage


88888


 ban23


Читати Українською!

Бібліотека у Португалії

R. Saco 1, 1150-311 Lisboa

85

Громадське незалежне
телебачення 
«Тризуб TV»

tryzub tv

Книга пам'яті


УГКЦ у Португалії

Розпорядок Богослужінь



Уроки португальської мови


Відеоархів Спілки:

Статистика
Перегляди статей
17135225
Лічильник

Українська рейтингова система