A comunidade ucraniana em Portugal juntamente com os refugiados da Ucrânia, realizaram hoje um protesto contra os apoiantes do fascismo russo

Надрукувати
Створено: 18 грудня 2022 Дата публікації Перегляди: 2231

16A comunidade ucraniana em Portugal juntamente com os refugiados da Ucrânia, realizaram hoje um protesto contra os apoiantes do fascismo russo que participaram numa conferência em Lisboa: "Donbas 2014-22. Testemunhas".
Os organizadores e participantes da conferência são conhecidos há muito tempo pela comunidade ucraniana devido à sua retórica pró-Putin. Por exemplo, um dos organizadores ativos desta conferência,Alexandre Guerreiro, já foi expulso da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (onde lecionava) devido às suas atividades extremistas e de propaganda a favor do regime de Putin. Também um dos participantes na conferência foi um jornalista da Bósnia-Herzegovina, Igor Damjanovich, que fazia reportagens sobre Donbass (território que está ocupado pelos russos) o qual já teve problemas com autoridades da Bósnia-Herzegovina por causa das suas atividades terroristas.
A embaixada da Ucrânia em Portugal, na véspera da conferência, comunicou ao município de Lisboa que estes eventos promovem a agressão russa contra a Ucrânia, mas a instalação onde decorreu o evento é a "Casa do Alentejo", uma associação particular. Embora em Portugal, infelizmente ainda não exista uma legislação que proíbe as manifestações políticas de apoio à Rússia a Associação dos Ucranianos em Portugal já enviou ao Parlamento português uma petição para reconhecer a Rússia como Estado terrorista.
No entanto, alguns membros da associação "Casa do Alentejo" deixaram esta organização após o protesto da embaixada da Ucrânia contra o apoio que esta dá ao fascismo russo.
O protesto dos ucranianos hoje decorreu sem incidentes, contudo os participantes da conferência gritaram palavras xenófobas contra os manifestantes, o que mais uma vez vem comprovar a agressão dos apoiantes ao imperialismo russo.

15

15

15

15

15

15

15

15