Carta aberta ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Надрукувати
Створено: 23 листопада 2025 Дата публікації Перегляди: 694

10Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Exma. Senhora Rubina Leal,

No dia em que a Federação Russa voltou a atacar habitações na Ucrânia, resultando na morte de 26 pessoas em Ternopil e deixando dezenas de feridos, ficamos profundamente consternados ao assistir à reportagem da “Investigação SIC” emitida a 19 de Novembro no Jornal da Noite da SIC.
Nessa reportagem, foi revelado que o criminoso russo há mais tempo, o oligarca Ruslan Rostovtsev, estaria utilizando o regime econômico especial da Madeira para lavar recursos obtidos com a venda de carvão roubado do Donbas ucraniano.

Além disso, de acordo com informações de serviços especiais ucranianos, ele estaria financiando atividades de grupos terroristas, incluindo a fornecimento de armas à suposta República Popular de Donetsk. Rostovtsev encontra-se atualmente condenado pela justiça ucraniana e está com mandado de captura internacional.

Há suspeitas de que ele continue a utilizar suas empresas ao redor do mundo, inclusive na Madeira, para realizar operações financeiras que visam a lavagem de dinheiro clandestino, sendo possivelmente utilizada pelos serviços secretos russos.

Nós, cidadãos ucranianos residentes em Portugal, manifestamos nossa mais sincera gratidão ao Governo da Região Autónoma da Madeira pelo apoio prestado à Ucrânia diante da agressão russa, bem como pela acolhida e integração dos refugiados ucranianos.

Contudo, estamos extremamente preocupados com o fato de que a legislação e as regras vigentes na Madeira possam estar permitindo que serviços especiais russos utilizem a região como zona offshore para financiar a agressão contra a Ucrânia.

Nesse sentido, solicitamos que a Assembleia Legislativa realize uma audiência pública para discutir o caso do oligarca russo Ruslan Rostovtsev, com o objetivo de tomar as medidas cabíveis para evitar que a zona offshore da Madeira seja utilizada por serviços secretos russos para fins ilícitos.

Presidente da associação dos ucranianos em Portugal
Pavlo Sadokha

image