Carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Надрукувати
Створено: 26 березня 2023 Дата публікації Перегляди: 1866

logoExmo. Senhor Dr. José Manuel Silva
M.I. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Excelência,

Senhor Presidente,

No dia 31 de Março de 2022 o Exército ucraniano libertou a cidade de Bucha, localizada a 30 km da capital da Ucrânia - Kiev, dos invasores russos.

Neste dia o mundo descobriu uma terrível realidade pois em pleno século XXI a humanidade voltou ao fenómeno de extrema crueldade, dos crimes contra a humanidade, o genocídio.
Os civis foram sumariamente executados nas ruas da cidade pelos soldados, as mulheres e crianças foram violadas, aterrorizadas, raptadas e obrigadas a assistir à execução dos seus pais e maridos.
Para os ucranianos este dia permanecerá para sempre como o Dia da Memória das Vítimas Inocentes do Genocídio Russo.

Senhor Presidente,

Temos conhecimento que neste mesmo dia, este ano, a organização "Conselho Português para a Paz e Cooperação” está organizar um concerto “pela Paz”.

Os ucranianos conhecem esta organização que desde o início da guerra quando os ucranianos em Portugal pediram ajuda internacional para proteger os seus compatriotas na Ucrânia do genocídio do exército russo, os membros desta organização iniciaram ações - cujo objetivo era apelar para o não fornecimento de armas para autodefesa dos ucranianos. Juntamente com os ativistas pro-putin, além de afiliada do PCP, esta organização segue uma política híbrida de apoio à agressão de Moscovo. Eles não condenaram e não condenam a política agressiva de Putin e do Kremlin. Culpam os países da OTAN incluindo o governo de Portugal, que ajuda os ucranianos a proteger as suas vidas.
Pelo respeito aos valores da democracia liberal, pelos quais luta actualmente o povo ucraniano, sabemos que não podemos exigir que as acções políticas sejam proibidas em Portugal, um país democrático, mas apelamos ao Município de Coimbra para que não participe em ações contra os ucranianos.

Senhor Presidente poderá ter a nossa garantia de que não verá ucranianos ou russos que condenem a agressão de Putin contra a Ucrânia neste concerto.

Este será um concerto pela paz na Ucrânia mas sem ucranianos.

Os crimes dos soldados russos em Bucha mostraram que se as tropas russas não forem sumariamente expulsas da Ucrânia, os cidadãos ucranianos desarmados serão exterminadas nas suas cidades apenas porque são ucranianos.

Ajude a Ucrânia e a Europa a proteger-se da Rússia fascista de Putin, que fala sobre paz, mas que leva à força crianças ucranianas para a Rússia, matando os seus pais e destruindo as suas cidades.

Atenciosamente,
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha