Liberdade de imprensa em perigo na Ucrânia

Надрукувати
Категорія: Новини , Україна
Створено: 12 липня 2012 Дата публікації Перегляди: 1907

Uma das últimas televisões independentes ucranianas TVi, hoje foi o alvo de uma rusga efetuada por cinco inspetores das finanças, que pretendiam apreender e copiar a documentação financeira e econômica dos 4 anos anteriores.

Na Ucrânia, a inspeção de finanças é constantemente usada para silenciar e perseguir a imprensa livre ou o tecido empresarial que ousasse discordar do regime vigente.

As Finanças abriram o processo criminal contra o diretor – geral da TVi, Mykola Kniazhytsky, chegando a exigir no hospital do domicílio o seu dossier médico, procedimento absolutamente descabido e ilegal.

O vice-diretor da TVi, responsável pelas questões jurídicas, Oleh Radchenko, explicou que as Finanças alegam a fraude fiscal. Em 2011 eles auditaram as contas da TVi e não acharam violações da Lei. Em 2012 encontraram alegadas violações, mas a TVi ganhou o caso no Tribunal administrativo, provando a sua inocência. No entanto, em julho, foi aberto um novo caso contra a TVi, baseado nas mesmas acusações do passado, informa a agência UNIAN.

Ver os acontecimentos em direto pela TVi Live



{module mod_knopka_comments}