Ucrânia: Partido no poder à frente nas eleições legislativas

Надрукувати
Категорія: Європа
Створено: 04 листопада 2012 Дата публікації Перегляди: 10250
O partido do Presidente Viktor Ianukovitch está à frente das legislativas de hoje na Ucrânia, seguido de perto pela aliança da oposição próxima da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko.
O eurodeputado do PSD Mário David

O eurodeputado do PSD Mário David, que está em Kiev numa missão de observação, afirma que não ficaria admirado com um veredito que dissesse que estas eleições «não foram democráticas, livres e transparentes»

De acordo com a sondagem do consórcio independente "National exit-poll", divulgada logo que encerraram as urnas, o partido das regiões de Ianukovitch obterá 28,1 por cento dos votos contra 24,7 por cento da aliança Batkivchtchina, enquanto o partido do pugilista Vitali Klitschko ronda os 15,1 por cento.

Três outras sondagens realizadas à saída das assembleias de voto confirmam as posições dos três partidos mais votados.

A composição da assembleia de uma só câmara depende também dos deputados (225 num total de 450) eleitos no escrutínio uninominal nas circunscrições maioritárias.

Estas eleições, o primeiro grande escrutínio desde que o Presidente Viktor Ianukovitch chegou ao poder em 2010, são seguidas de perto pelo Ocidente, preocupado pelo recuo da democracia na Ucrânia, onde a detenção da ex-primeira-ministra Iulia Timochenko desde 2011 é considerado um caso emblemático.

Timochenko, condenada a sete anos de prisão e que não pôde apresentar-se às eleições, apelou hoje aos ucranianos para votarem em massa nas legislativas para «derrubarem do poder» o Presidente Ianukovitch, numa mensagem no seu site na Internet.

 


www.tsf.pt


{module mod_knopka_comments}