Спілка українців у Португалії направила переклад зверненя Світового Конгресу Українців щодо позиції української діаспори відносно Другої світової війни до Міністерства закордонних справ Португалії та Вищого комісаріату з питань міграції

Надрукувати
Категорія: Українська громада у Португалії
Створено: 06 травня 2020 Дата публікації Перегляди: 2033

8Спілка українців у Португалії направила переклад зверненя Світового Конгресу Українців щодо позиції української діаспори відносно Другої світової війни до Міністерства закордонних справ Португалії та Вищого комісаріату з питань міграції.

Congresso Mundial dos Ucranianos (Ukranian World Congress/UWC) comemora o 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. No dia 8 de maio, no 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, o Congresso Mundial dos Ucranianos (UWC), juntamente com a comunidade internacional, recorda solenemente a memória de milhões de vítimas e oferece eterno agradecimento a todos aqueles que deram as suas vidas em defesa do mundo livre. A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939 com a invasão e divisão nazi-soviética da Polónia, tornou-se a guerra mais violenta da história da Humanidade. Seu preço é incalculável: mais de 8 milhões de vidas foram perdidas apenas na Ucrânia, mais de 2 milhões de ucranianos foram levados para campos de trabalhos forçados. Hoje prestamos homenagem aos milhões de ucranianos que lutaram bravamente na Segunda Guerra Mundial, mais de 250.000 ucranianos serviram nas forças armadas aliadas da Polónia, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Canadá. Estamos em dívida eterna para com eles.
Sobrevivendo entre os dois impérios totalitários e mortais de Hitler e de Estaline, o povo ucraniano lutou corajosamente contra os dois regimes de ocupação. O fim da Segunda Guerra Mundial não trouxe paz e liberdade à Ucrânia. Em vez disso, a União Soviética
estalinista trouxe novamente a opressão e tirania à Ucrânia e a muitos outros povos escravizados da Europa Central e Oriental. Por mais de quatro décadas, Ucrânia foi forçada a continuar a sua luta contra o regime soviético, que privou o povo ucraniano do direito fundamental a uma vida livre. Hoje, o povo da Ucrânia é novamente forçado a lutar por sua terra e liberdade, enquanto a Rússia tenta subjugar Ucrânia ao seu poder imperial. A Rússia, a atual agressora, está tentando usar os símbolos da Segunda Guerra Mundial para justificar e glorificar a ocupação da Crimeia e invasão do leste da Ucrânia. Por meio de campanhas de propaganda estatal, como por exemplo “regimento imortal”, a Rússia está tentando apresentar o totalitarismo soviético de uma forma positiva, branqueando os horríveis crimes do comunismo soviético e criar um culto da suposta vitória estalinista soviética da Segunda Guerra Mundial, usando este tipo de propaganda para justificar a guerra de ocupação da região ucraniana de Donbas. “Homenageando as milhões de vítimas da Segunda Guerra Mundial e em memória daqueles que lutaram pelo mundo livre, o CMU/UWC exorta a comunidade internacional a aprender com as lições da história. Não devemos tentar apaziguar um tirano moderno que está tentando reconstruir o império russo”, afirmou Pavlo Grod, presidente do CMU/UWC. – “No decorrer dos eventos solenes, os ucranianos, juntamente com outros povos da Europa Oriental e dos Países Bálticos, vão recordar o legado sangrento de Estaline e os diversos crimes da União Soviética, verdadeira cadeia dos povos, outrora escravizados”.

www.ukrainianworldcongress.org

8