Спілка українців у Португалії звернулася до президента Португальського парламенту з проханням прийняти резолюцію щодо звільнення українських моряків з московського полону

Надрукувати
Категорія: Українська громада у Португалії
Створено: 06 грудня 2018 Дата публікації Перегляди: 2779

imageExmo. Sr.
Presidente da Assembleia da República Portuguesa,
Eduardo Ferro Rodrigues.

No passado dia 25 de novembro de 2018, a Rússia realizou um ataque contra três navios ucranianos nas águas internacionais do Mar de Azov. Essa atitude de agressão aberta mostra mais uma vez o comportamento de suposta superioridade e violação, por parte da Rússia das leis internacionais. Os navios atacados (que navegavam sem a munição, um deles rebocador desarmado) foram capturados juntamente com os 24 membros das suas tripulações. Os marinheiros ucranianos estão sendo limitados em comunicação com o mundo exterior e alguns deles foram feridos e necessitam da ajuda médica.

No recente encontro do grupo G20 em Buenos Aires na Argentina, os líderes mundiais chamaram atenção ao presidente russo, da necessidade de libertar os navios e os marinheiros. Contudo, o Sr. Putin respondeu com o habitual arrogância, optando pela política da pós-verdade, contrária à avaliação internacional independente. Em diversas cidades mundiais e em vários países, os ucranianos realizaram as manifestações que apelam à comunidade internacional para que reage urgentemente às atitudes abertamente beligerantes do Kremlin e exige a libertação imediata das tripulações ucranianas.

A comunidade ucraniana (maioria são cidadãos portugueses) residente em Portugal encontra-se preocupada com toda esta situação, e vem por este meio apelar à Assembleia da República Portuguesa de se juntar aos líderes internacionais em solidariedade e exigência para com a federação russa em libertar imediatamente os três navios e 24 membros de tripulações ucranianas.

Em nome da comunidade ucraniana,
Presidente da Associação dos ucranianos em Portugal,
Pavlo Sadokha

53