Holodomor a Desconhecida Tragédia Ucraniana (1932-1933)

Надрукувати
Категорія: Українська громада у Португалії
Створено: 24 вересня 2013 Дата публікації Перегляди: 6103

Em nome da grande comunidade ucraniana residente em Portugal, temos muito gosto em contar com a vossa presença na apresentação do livro Holodomor a Desconhecida Tragédia Ucraniana (1932-1933).

Gostaríamos de agradecer à CompaRes (Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos), à Universidade de Lisboa, ao Congresso Mundial dos Ucranianos e ao CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e à Grácio Editor, pelo seu contributo decisivo para a publicação do livro.

Também queremos agradecer a todos os historiadores e artistas  portugueses que se debruçaram sobre este momento trágico da história ucraniana, e cujo trabalho foi publicado no presente livro.

Este genocídio do regime estalinista causou um número de vítimas comparável ao número de pessoas que habitam actualmente em Portugal, e a suas consequências sócio-económicas são sentidas ainda hoje no nosso país, embora já tenham passado 80 anos.

Por isso, vemos este livro como um acto de solidariedade dos portugueses para com os ucranianos, um contributo para a divulgação deste terrível crime junto da comunidade internacional,

Só através do conhecimento e da memória, se poderá evitar o ressurgimento triunfante de ideologias desumanas, não só na Ucrânia mas também no resto do Mundo.

 

 

{module mod_knopka_comments}