Filme ucraniano «O Mito» em exibição em Portugal

Надрукувати
Категорія: Португалія
Створено: 21 серпня 2018 Дата публікації Перегляди: 6584

20«O Mito/The Myth» (2018) é um filme documental ucraniano de Leonid Kanter e Ivan Yasniy, que relata a história do Vasyl/Wasyl Slipak – o cantor de ópera parisiense que trocou a sua vida cómoda na Europa pelas trincheiras na frente leste na Ucrânia.

Vasyl Slipak nasceu na cidade de Lviv e mais tarde foi viver para a França, onde permaneceu até aos 19 anos. Aí ele teve tudo que nós chamamos de felicidade: o nome, a carreira artística de sucesso em principais palcos de ópera, amigos fiéis e o amor.

Desde 2013-14 ele participou ativamente na Revolução da Dignidade (também conhecida como Maydan), liderando as manif ucranianas na França. Mais tarde juntou-se ao movimento dos voluntários, ajudando a Ucrânia. Parece que fez mais do que o suficiente para um artista.

Quando a guerra atingiu o leste da Ucrânia, Vasyl decidiu abandonar o palco e a sua carreira na Europa, entrando ao serviço militar. No decorrer da uma ação da campanha, Vasyl Slipak, nom de guerre “Mif” (Mito), morreu, atingido pelo franco-atirador inimigo.

A dupla dos realizadores, Leonid Kanter e Ivan Yasniy, é conhecida sobretudo pelo filme “Os voluntários do pelotão do Deus” (título internacional The Ukrainians), que foi passado em 23 países e em todos os continentes:

Os autores juntam no filme dois géneros: o cinema e o concerto. Foram utilizados imensos vídeos do arquivo que retratam tanto a vida pessoal como artística do herói principal. Seguem entrelaçadas as duas linhas da narrativa, tão semelhantes entre si, que o espectador tem dificuldade em distinguir a imaginação da realidade. Uma linha usa a narrativa do Gelsomino nel paese dei bugiardi (Zé Jasmim na terra dos aldrabões) da autoria do Gianni Rodari, que relata a vida de um rapaz que teve uma voz única e que se aproveitava dela para lutar contra os inimigos; а outra linha relata a história do Vasyl Slipak que usou a voz na luta pela sua terra, porque não podia ficar calado.

A música para o filme é da autoria do compositor russo (e amigo próximo do Vasyl Slipak) Evgueni Galperine, que já trabalhou em parceria com Luc Besson e Barry Sonnenfeld, e também dos compositores ucranianos Roman Grygoriv, Ilya Razumeyko (formação NOVA OPERA) e Eduard “Dilya” Prystupa. A animação para o filme foi feita pelo caricaturista ucraniano Yuri Zhuravel.

Exibições públicas em Portugal com entrada livre (aceitam-se os donativos):

21

Cidade: Vila Nova de Gaia – 30 de agosto de 2018
Hora: às 20h00
Local: Seminário Redentorista Cristo Rei – R. Visc. Devesas, № 684

Cidade: Lisboa – 1 de setembro de 2018
Hora: às 19h00
Local: Igreja São Jorge de Arroios (rua Alves Torgo, № 1)

ucrania-mozambique.blogspot.com