Problemas com imagem crescem para Ucrânia às vésperas da Euro

Надрукувати
Категорія: Португалія
Створено: 14 червня 2012 Дата публікації Перегляди: 9228
O presidente ucraniano Viktor Yanukovich não tem usado a Eurocopa da forma que gostaria
Os malabaristas de rua entraram em ação e uma agitação festiva aumenta na capital ucraniana, onde o centro se transformou em uma grande área de "recepção" para os torcedores do futebol europeu. Quanto mais perto da Eurocopa, no entanto, maiores os problemas para o presidente Viktor Yanukovich.

As bolas que ele terá de manter no ar enquanto seu país for o anfitrião do torneio em conjunto com a Polônia em junho vão de boicote político a acusações de racismo. Uma briga por causa do status da língua russa na Ucrânia, que causou confrontos entre oradores ucranianos e a polícia na "zona dos torcedores" da Eurocopa na terça-feira, ameaça respingar nele antes da próxima eleição parlamentar em outubro.

A iniciativa do partido do governo de aumentar o papel do russo no país, que instigou muitos oradores ucranianos, foi apenas um ponto na onda de publicidade negativa antes da Eurocopa. O torneio começa na Polônia na sexta-feira e a final ocorrerá em Kiev no dia 1º de julho.

Quando o foi definida sede da maior festa do futebol da Europa era considerado um incentivo para que a ex-república soviética se integrasse à família democrática europeia. "Eles queriam usar o campeonato europeu como propaganda para mostrar a Ucrânia como um grande país europeu com ótimo potencial. Mas hoje está claro que esses planos não se concretizaram", disse Volodymyr Fesenko, diretor do instituto Penta.

Depois que Yanukovich virou presidente no começo de 2010, o seu Partido das Regiões considerou que o evento poderia ser uma plataforma para lançar uma campanha eleitoral em 2012. O torneio foi negociado pelo governo anterior, mais pró-Ocidente. Internamente, ele alegraria o povo em meio aos infortúnios econômicos, incluindo a ingestão do remédio amargo do FMI no que diz respeito aos impostos e à reforma da previdência.

No exterior, a Ucrânia seria capaz de voltar seu rosto sorridente ao mundo e projetar a imagem de um país que finalmente descartara o legado pesado soviético e estava pronto para assumir seu lugar no mainstream europeu. "O Partido das Regiões tinha grandes planos para usar a Eurocopa para sua futura campanha. Mas o 'efeito' Euro acabou sendo inesperadamente ambíguo", explicou Fesenko.

Liga Europa
O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

 

Terra Networks Brasil S.A.

 

{module mod_knopka_comments}